Uropediatria

Dentro das doenças urológicas da infância tratamos de temas extremamente comuns e cotidianos como orientações relacionados aos cuidados de higiene dos órgãos genitais e orientações relacionadas ao desfralde adequado, quanto de patologias complexas como má-formações renais que necessitam de tratamento cirúrgico com reconstruções complexas.

O diagnóstico precoce e acompanhamento adequado das patologias urológicas na infância fazem com que os resultados encontrados no tratamento sejam mais satisfatórios. Além de diminuir a ansiedade dos pais quanto ao desenvolvimento das crianças, criando assim um ambiente familiar mais saudável.

Portanto, se durante a gestação for realizado o diagnóstico de alguma doença urológica, se durante o acompanhamento com o pediatra seja deflagrado a necessidade de uma avaliação do urológica ou, se o adolescente apresentar alguma dúvida relacionada, o acompanhamento com um urologista pediátrico pode trazer tranquilidade à criança e à família e, por vezes, evitar procedimentos desnecessários e em outras buscar o melhor momento para realizá-los. Muitas vezes, as disfunções urológicas e genitais necessitam de correção cirúrgica, no entanto, na maior parte dos casos, só necessitam de tratamento médico.
Em crianças, alguns casos mais frequentes são de:
Criptorquidia
Hidronefrose
Hipospádia
Hidrocele
Enurese
Varicocele
Pedras no Trato Urinário
Bexiga Neurogênica
Refluxo Vesicoureteral