Planejamento Familiar – Vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia, relativamente simples, realizada em homens que não desejam ter filhos, sendo, portanto, um método contraceptivo. Esse método é considerado definitivo, por envolver uma cirurgia que garante a interrupção dos vasos deferentes, os quais são responsáveis por levar os espermatozóides até a uretra, por meio do corte e da selagem dos vasos deferentes.

Ao realizar a interrupção dos vasos, o espermatozóide não é eliminado no processo de ejaculação, sendo assim, o líquido ejaculado passa a conter apenas secreções da vesícula seminal e próstata.

Por ser um procedimento simples, o paciente é liberado no mesmo dia em que o procedimento é realizado. Nos primeiros três dias, recomenda-se repouso e que bolsas com gelo sejam colocadas na região da cirurgia.

Vale destacar que é recomendado que, nos primeiros 60 dias após a cirurgia, um método contraceptivo seja utilizado durante as relações sexuais. Recomenda-se que seja feito um espermograma dois meses após a cirurgia para verificar se o paciente não apresenta espermatozoides no material ejaculado.

Apesar de muitos homens temerem alteração em seu desempenho sexual, a vasectomia é responsável apenas por fazer com que a ejaculação não tenha espermatozoides. Sendo assim, o homem continuará com seu desejo sexual inalterado, assim como o volume da sua ejaculação.