O cálculo renal, também conhecido como pedras nos rins, caracteriza-se pela formação de massas sólidas resultante do acúmulo de pequenos cristais de sais nos rins ou nas vias urinárias. Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Sendo assim, as principais causas de sua formação são: a pouca ingestão de água, o que deixa a urina muito concentrada; ingestão de comidas com muito sal e proteínas e bactérias decorrentes de episódios recorrentes de infecção urinária. As condições que fazem com que as pessoas sejam mais suscetíveis ao cálculo renal são: obesidade, diabetes, histórico na família e morar em uma localidade quente.
É uma condição que atinge pessoas de diversas idades, seja crianças, adultos ou idosos. A chance de uma pessoa ter um cálculo renal é de 12% na vida, ou seja, 1 em cada 8 pessoas vai ter um cálculo renal em algum momento da vida. Mulheres são mais propensas a desenvolver o cálculo renal em comparação com os homens.
O movimento dessas pedras em alguma parte do trato urinário pode provocar dores intensas que começam nas costas e irradiam para o abdômen e podem também causar fortes enjoos. O tratamento pode ser medicamentoso, a fim de dilatar as vias urinárias para que a pedra seja expelida ou cirúrgico. O primeiro ponto a ser tratado é a dor da cólica renal, que é muito intensa e deve ser tratada com urgência. A definição do tratamento depende de alguns fatores, como sintomas do paciente, quantidade, tamanho e localização das pedras nos rins. Uma vez avaliado esses pontos, o médico urologista pode seguir apenas com o acompanhamento periódico das pedras ou em alguns casos seguir com a cirurgia para remoção das pedras. Hoje em dia, a cirurgia é realizada por procedimentos minimamente invasivos, seguros e eficientes.
Como prevenir?
O cálculo renal é uma doença que se você já teve uma vez, pode voltar facilmente, portanto, é necessário agir preventivamente. A principal medida é aumentar a ingestão de água por dia. A quantidade ideal diária depende do peso, para saber quantos litros você deve beber por dia, multiplique 35mL pelo seu peso corporal. O resultado é a quantidade que você deve ingerir de água por dia. É possível monitorar se a hidratação está sendo feita de maneira correta quando a urina estiver amarelo claro, quase transparente. Se a urina estiver amarelo escura, significa que ela está mais concentrada, logo, precisa de uma maior quantidade de água.