Dilatações das veias do escroto, a Varicocele

A varicocele é a dilatação das veias que são responsáveis pela drenagem do testículo. Os testículos são drenados por veias que formam um emaranhado pelo cordão testicular, chegando ao abdome pela região inguinal, sendo nessas veias que ocorre a dilatação.

A varicocele ocorre em 15% dos meninos, no início da adolescência. Mais frequente à esquerda, devido às características anatômicas da veia gonadal esquerda que drena para a veia renal, fazendo angulação de 90°.

Quando a varicocele se torna avançada, nota-se um abaulamento na região escrotal, que é pior em pé e piora quando se aumenta a pressão do abdome.

Os pacientes portadores da varicocele também relatam uma sensação de peso testicular, com dor leve, principalmente ao final do dia, pior em pé e alívio ao deitar-se. Pode ocorrer, em alguns casos, diminuição do tamanho do testículo.

A varicocele também pode ser responsável por alguns casos de infertilidade masculina. Acredita-se que o acúmulo de sangue presente nas veias aumentadas próximo ao testículo aumenta sua temperatura habitual, diminuindo a produção e a qualidade dos espermatozóides, causando dificuldades para engravidar. Importante lembrar que nem todos os homens que têm varicocele têm infertilidade e nem todos os homens com infertilidade têm varicocele como causa.

Muitas vezes a varicocele é assintomática, sendo diagnosticada em exames realizados por outros motivos.

A indicação cirúrgica é restrita a casos com sintomatologia importante ou evolução com diminuição do volume testicular. O tratamento da varicocele consiste na ligadura (oclusão) das veias que estão aumentadas na região do cordão testicular.