Hidrocele

A hidrocele é o aumento do volume do escroto devido a uma coleção de líquido. A maioria das hidroceles diminui nos primeiros meses de vida em bebês, portanto, não precisa de tratamento. Se a hidrocele persistir, uma pequena operação geralmente pode resolver o problema.

Na realidade existem duas patologias que podem levar ao acúmulo de líquido ao redor do testículo: hidrocele não comunicante ou hidrocele comunicante.

A hidrocele não comunicante é o acúmulo de líquido ao redor de um ou ambos os testículos. É identificado logo após o nascimento do bebê, devido inchaço na região escrotal. Ela se manifesta por um escroto inchado de modo contínuo. Este inchaço não causa dor. Muitas vezes, ao exame físico da criança já é possível definir o diagnóstico de hidrocele. O tamanho do inchaço muitas vezes é assustador aos pais, causando preocupação, porém, este não é um problema. Habitualmente, a hidrocele congênita reduzirá progressivamente o tamanho ao longo dos primeiros 12 a 18 meses de vida da criança, até desaparecer completamente.

A hidrocele comunicante é o acúmulo de líquido intermitente ao redor de um ou ambos os testículos. Quando os bebês se desenvolvem no útero, os testículos se movem do abdômen para o escroto. Às vezes, a passagem que permite que isso aconteça não se fecha completamente permitindo uma comunicação entre o líquido produzido no abdome e o escroto, levando ao desenvolvimento de hidrocele comunicante. O que o ocorre é que com o aumento da pressão intra-abdominal, como situações de choro excessivo, ocasiona acúmulo de líquido ao redor de do testículo e aumento do volume escrotal e, com a diminuição da pressão intra-abdominal, como durante o sono, ocorre a redução do líquido ao redor do testículo e consequente redução do volume escrotal.

Por isso, é fundamental a participação dos cuidadores da criança, observando as mudanças no tamanho do inchaço e se ocorre de maneira intermitente ou contínua.

Portanto o tratamento cirúrgico da hidrocele pode ser necessário nas seguintes situações:
  • Persistência da hidrocele após os 18 meses de vida;
  • O inchaço aparece/desaparece;
  • O inchaço causa dor;
  • O inchaço piora.
A operação de uma hidrocele envolve um corte muito pequeno na parte inferior da barriga (abdômen) ou no escroto. O fluido é então drenado ao redor do testículo. A passagem entre o abdômen e o escroto também será vedada, de forma que o fluido não pode se formar no futuro. Esta é uma operação pequena e realizada durante o dia, portanto, geralmente não envolve uma pernoite no hospital.

Não há efeitos de longo prazo em ter uma hidrocele. Ter uma hidrocele não afeta os testículos (testículos) ou a capacidade do menino de ter filhos no futuro.